93% de tudo o que você comunica não está nas palavras

93% de tudo o que você comunica não está nas palavras

Isso mesmo, todas as palavras que serão ditas durante todo dia de hoje, por exemplo, representarão apenas 7% de tudo o que você irá comunicar às pessoas. Isso quer dizer que: por mais que você seja bom em escolher as palavras, pode ser que, dentro dos outros 93% de sua comunicação, você esteja dizendo outra coisa.

Já reparou como, as vezes, as pessoas tem uma reação inesperada à um comunicado ou então você “capta” alguma mensagem implícita na conversa de alguém? Tudo isso é graças a nossa expressão corporal, esta que engloba seu tom e volume de voz, postura, gestos, expressões faciais e outras reações que, grande parte das vezes, são involuntárias e inconscientes a nós.

Você já refletiu em todas as mensagens “errôneas” que pode ter dito a alguém? Até mesmo à uma pessoa querida?

Por muitas vezes deixamos nos levar por emoções que acabam tomando por completo a nossa mente e, por mais que você busque as palavras corretas, inconscientemente todo o seu corpo poderá comunicar algo totalmente diferente do desejado. Como a clássica cena de alguém que te pede calma e você grita enraivecido: EU ESTOU CALMO!

 

Sugestão:

Busque a experiência de, ao menos no dia de hoje, dizer o que você quer dizer com 100% de sua comunicação e positividade. Dedique-se integralmente à aquele “eu amo você”, ao “eu aprecio sua amizade e apoio”, “eu quero você do meu lado” ou ao que mais você se sentir tocado a dizer para aqueles que compõem a sua vida social. Garanto que, não há atrito, conflito ou desavença que irá resistir a um gesto de 100% de amor, carinho e gratidão!

 

Você pode conferir e ler mais sobre o assunto em Wikipedia – Linguagem Corporal